Aprenda a cantar e tocar ao mesmo tempo

É primordial que o cantor tenha alguma afinidade com algum instrumento harmônico. Além de servir para acompanhamento é importante para o estudo do canto e afinação. Não precisa ser um virtuose. Ao tocar e cantar, ou melhor, acumular duas funções você adquire “vícios” para compensar suas dificuldades com a polirritmia. Sua postura pode mudar, caretas podem surgir (vide os vídeos do John Mayer e Dave Matthews). E, o pior, é que você acaba não fazendo nenhuma das duas coisas direito.

Acredite ou não, há uma forma certa e uma forma errada para treinar isso. Você pode pensar que, se o som da sua voz estiver aceitável, você está cantando perfeitamente bem. No entanto, pode ser prejudicial as suas cordas vocais. Além disso, se for instrumentista, pode ocorrer alguns erros críticos na execução do seu instrumento. Por isso, é importante que você aprenda a cantar e tocar corretamente.

Mas qual a melhor maneira você pode aprender a cantar e tocar? Algumas pessoas com dons naturais musicais são autodidatas. No entanto, muitos de nós precisamos aprender a cantar e tocar. Um professor pode te dar aquela luz de como cantar e tocar da maneira que você nunca pensou ser possível. Com a disponibilidade dos professores “youtubers” ou “Make yourself on-line”, você pode realmente aprender a cantar e tocar bem sem sair de casa.

Pessoalmente, eu também tenho uma dificuldade para juntar as duas coisas. Sou cantor e sempre me policio quanto a minha postura e o som da minha voz, pois quando toco violão sempre me curvo sobre ele para olhar “aqueles acordes” (Ab add9 13 7/5 na inversão mother fucker inversa), o que é péssimo para cantar.

Com o tempo você cria certos métodos próprios (mesmo que nem sempre faça) para solucionar seus problemas. Vou listar abaixo algumas práticas que espero que te ajude e depois volte pra me dizer se funcionou:

Uma coisa de cada vez – estude o instrumento e o canto separadamente e aos poucos vá juntando os dois. Depois, e só depois, cantarole quando estiver tocando ou apenas dê acordes “soltos” (use também o metrônomo) quando estiver cantando. Observe e treine as partes mais complicadas separadamente e preste atenção na sua postura e movimentos desnecessários (como por exemplo: mexer a cabeça para alcançar notas altas).

Menos é mais – Por mais que você toque e cante sempre há o instrumento que você possui maior habilidade, seja a voz ou o violão ou o piano. Priorize seu instrumento principal, não dificulte a execução dos dois ao mesmo tempo de vez um ao outro. Quando a voz exigir uma melhor execução priorize-a ao invés do instrumento e vice-versa. Claro que com o tempo você pode se sentir confortável a arriscar umas notas a mais.

Faça seu roteiro – Escreva um mapa sobre os acordes e letras com observações, avisando sobre antecipação de acordes ou chamando atenção para postura em determinada parte.

Grave ou chame alguém para ver – Quem está de fora vê mais. Depois da apresentação você pode se observar com um olhar mais crítico e corrigir erros. Use seu bom senso.Chamar alguém também ajuda .

Com paciência, prática e utilizando essas etapas, você pode encontrar seu caminho.

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

5 Comments

  1. Velho, preciso muito de ajuda.
    Tipo: Eu toco certo, no ritmo, mais se eu falar qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, tipo um simples não eu perco o ritmo
    Já tentei antes de ler o teu post isso aí que tu escreveu mais eu não consigo de jeito nenhum…
    Dá pra dar umas dicas?

  2. Author

    Cara, vc tem q fazer uma coisa de cada vez e depois juntar. Só a prática vai te dar essa habilidade. Continue tentando! abs

  3. no cara, nao entendi muito bem mais eutento cantar e tocar e consigo mas a voz nao sai boa e as vezes dependendo da musica imbolo a batida com a voz…pq isso?

  4. dulce maria te adoro

  5. amooo voc
    brunoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnncccccccccccccccccccccccccccccccccccccccceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeessssssssssssssssssssssssscccccccccccccccccccccccccccoooooooooooooooooooooo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*