Como cantar melhor

Assim que começar a cantar a sério, você vai conhecer seus limites. Você pode soar bastante agradável quando você canta, mas você pode não estar atingindo as notas que você desejava, quando se trata de seu desempenho vocal. Cantar é uma forma artística, muitas pessoas podem cantar do jeito que quiserem, mas às vezes não apresentam o esforço e a dedicação necessária para afinar o seu instrumento vocal. Os cantores que apresentam grande extensão, além da uma natureza vocal que lhe permite a habilidade, são os artistas determinados para aprender a cantar melhor a cada ano.

Você pode pensar que aprender a cantar melhor é algo de um mistério. Afinal, não dá pra entender como em um dia você canta muito bem e no outro mais ou menos. Felizmente, existem alguns métodos para manter um padrão. Lógico que a saúde vocal influi diretamente nisto.

Talvez a chave para descobrir a forma de cantar melhor é a sua prática do aquecimento vocal. As suas “cordas” vocais (que na verdade são pregas) se tornam mais livres e maior será a qualidade de suas notas. O objetivo é torná-las altamente elásticas para que elas possam acomodar uma ampla variedade de melodias.

Cantar melhor, obviamente, exige bastante tempo de ensaio. Mas não caia na tentação de ficar demais ao piano ou karaokê. Quando você for um novato, você deve limitar o seu tempo de prática de cerca de 20 minutos cada dia. Ao longo do tempo, você pode ser capaz de prolongar o seu ensaio, ao mesmo tempo em que o seu diafragma e suas cordas vocais se tornam mais fortes. Uma dica é cronometrar seu tempo de ensaio e ficar alerta para um pequeno sinal de rouquidão antes não apresentada durante a fala e estabelecer ali seu tempo limite de ensaio. (se você leu até aqui não desista)

Cantar melhor significa também cuidar da sua voz quando você não está cantando. Isso significa evitar gritar com jogos de futebol ou em shows (os seus e principalmente os alheios). Freqüentar o otorrinolaringologista, se caso necessário, o fonoaudiólogo a qualquer sinal de anomalia e a cada 6 meses fazer exames de rotina da laringe. É muito importante destacar o papel de cada profissional e suas responsabilidades na vida do cantor: O Otorrino é responsável pela saúde da sua voz, ele irá tratar e diagnosticar infecções, inflamações, lesões enfim tratar do estado perfeito do seu instrumento vocal. Já o fonoaudiólogo será seu “fisioterapeuta” vocal, irá corrigir maus hábitos na articulação e emissão vocal e tratamento de lesões provocadas por abuso vocal. Ao professor de canto cabe o ensinar a percepção musical e as técnicas vocais corretas para o trato vocal no trabalho do canto, ajudando você a identificar timbres, notas e suas colocações.

Antes de um ensaio ou a um processo formal de desempenho vocal, evitar bebidas com sumos de fruta e bebidas alcoólicas que contenham uma grande quantidade de ácido. Isto porque o ácido pode secar a sua voz, o que torna difícil para você produzir uma transição suave entre as notas. Como cantor (a), sua bebida de escolha deve ser a água. Durante o ensaio, começar com as músicas mais fáceis do seu repertório, e, depois, avançar para as mais difíceis. Dessa forma, você construirá a sua confiança durante o seu set.

Inicialmente, você pode achar que cantar sete dias por semana irá melhorar substancialmente o seu desempenho vocal, mas as chances são, não vai. É muito melhor dar a sua voz um descanso de pelo menos um dia por semana. Você ficará surpreso o efeito de uma “pausa”, sobre sua voz.

Agora mãos a obra e acompanhe o blog.

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

21 Comments

  1. eae bruno, eu gostei muito das suas dicas, mas ,me diz uma coisa eu estou em duvida… meus amigos e meus irmaos dizem que eu canto bem, e eu percebo isso mas meus pais nao me apoiam e ficam jogando indiretas de eu nao canto bem, eu tenho um sonho de formar uma banda, mas estou com duvidas, devo desistir ou continuar…pq por mais que eu ache que canto canto bem eu nao tenho certeza,da pra entender???

  2. entendir, mas quanto tempo voce recomendaria para o descanso da voz depois do aquecimento vocal?

  3. Author

    Antes da apresentação você deve fazer um aquecimento vocal. Você pode ver alguns exemplos aqui http://brunofrancesco.com.br/cuidados-com-a-voz/aquecimento-vocal/ abs

  4. cara li suas dicas e no final vc diz que o desempenho da voz melhora com pelo menos um dia de ‘pausa’ vocal. mas gostaria de saber como devo me portar antes de uma apresentação, será que técnicas vocais antes da apresentação é melhor do que o descanso da voz,.. o que devo fazer?

  5. meu tipo de voz parece não combinar nada com nenhuma música de nenhum artista, e pior ainda pra mim improvisar qualquer canção… nem sei mas o que fazer!

  6. Author

    No inicio vc deve “imitar” pois é uma fase de descobertas e pode ser muito importante para definir seu estilo musical. Mas só com sua própria personalidade musical vc pode construir uma carreira de sucesso.

  7. Parabéns Bruno pois espero que vc seja um ótimo cantor assim como espero que eu vou ser !
    e se conseguir sempre lembrarei de vc para todo o sempre
    se conseguir muitíssimo obrigado !

  8. bom presciso de ajuda pois minha vida é a música
    e só tenho 9 anos
    pode me ajudar a compor alguams partes da música que estou criando ?

    pode me ajudar nessa pergunta?
    DEVO IMITAR AS OUTRAS MÚSICAS ? isso me faz um bom cantor ?

  9. Vitor Mateus Rodrigues dos Santos 17 de abril de 2012

    Eu quero cantar super agudo, mas eu não paço do tom g3, como eu poço cantar mais do que o tom g3 sem deixar minha voz feia.

  10. Me diz aí, como que eu faço pra tipo, aquecer a minha voz?

  11. Oi Bruno.

    é a primeira vez que visito seu blog. Grande parte de suas dicas eu já faço. O que me deixa muito tristinha é que sou evangélica, mas o estilo de música que canto não é o que toda a Igreja gosta. E me sinto um tanto “sem companhia”. Gosto de músicas que falem de como estou me sentindo naquele momento, me expresso melhor. Me aborreço por ver que as pessoas preferem músicas que digam apenas que seus dias serão melhores. Um desabafo, meu comentário neah.kk..Você pode me mandar uma opnião sobre o assunto?…abraço..Daniele Sousa

  12. Que bom que achei esse site, amanhã eu vou ter que cantar para uma produtora! Ai! Estou muito nervosa!

  13. olha cara voce e um genio eu canto muito bem dizem ate que minha voz lembra o michael jackson um grande idolo pop as vezes eu fico com a voz ruim mas quando eu eu estava começando a cantar ficava deprimido nao comia e ficava trancado no meu quarto porque eu nao tinha uma boa afinação com alguns estudos de musica entendi que minha voz iria ficar boa em alguns dias e outras vezes iria ficar ruim ai tomei mais vontade comecei a pegar ritmo voz tom e mandei a ver mas ainda nao tive oportunidade de mostrar como canto bem aonde voce me sugere um abraço valeu cara.

  14. olá , estava eu procurando pelo o assunto e me deparei com o seu blog …parabens !! tudo que li aqui vou levar como conhecimento para que eu possa me tornar um bom cantor.

  15. parabéns foi de grande ajuda as dicas

  16. Author

    Danilo,

    Estou preparando um post exatamente com esse conteúdo. Fica ligado no blog q em breve estará no ar. Abs

  17. daniloaflitos 29 de agosto de 2010

    me ajude a conpor musicas

  18. daniloaflitos 29 de agosto de 2010

    eu queria que vc manda se pro meu msn mensagen de como melhorar minha voz ela e boa consigo solta melodias otimas mais as vezes ela muda derepente por favor mi ajude eu acredito que canto muito bem mais presizo aperfeisoala

  19. Author

    Que bom q gostou! Cara to preparando um post com livros de canto. Continua visitando q colocarei no ar. abs

  20. … Eaew Bruno blz cara?… Mew tava pesquisando sobre o assunto e encontrei seu Blog… E te parabenizo pelo excelente trabalho… Pretendo ser Vocalista e tenho uma banda… Ainda estamos começando mas TODOS dizem q minha voz é linda e q canto excelentemente bem… Todos fikam impressionados quando canto… E pra ser sincero ñ sinto dificuldade nenhuma em cantar… Porém há dias q meu desempenho ñ é dos melhores… Queria umas dicas suas se possível man…

    Vlw’z brother… Abraços…

  21. Boa noite Bruno, tudo bem meu querido? Estou por aqui dando uma conferida melhor no seu blog. Quero primeiro te parabenizar pela iniciativa. Você, como grande intérprete também, é muito sensato em suas colocações e preza pela responsabilidade que há em cada postagem. Afinal a saúde vocal é coisa séria e vc tem sido além de prestativo, muito sensível ao bem estar da galera. É raro encontrar pessoas hoje em dia que se dispõem de seu tempo para ajudar os outros. Parabéns de verdade! Eu não sou cantor. Vou me inscrever num reality show virtual por brincadeira..Mas nunca é tarde para aprendermos a cuidar melhor da voz. Não só pelo canto, mas como disse antes pela saúde também. Um forte abraço e muito sucesso!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*