Como decorar letras de música

Todo cantor, ou pelo menos a maioria, já teve um branco no palco. Aquela letra que você passa dias decorando some exatamente na hora do show. Pode até lembrar da melodia mas a letra… daí surge o “embromation”.

Existem alguns artifícios que uso para evitar esse problema:

1- Repeat

Conhece aquela opção “repeat” do seu player? Utilize durante todos os dias que antecedem o show. Importante que você acompanhe lendo a letra da música sem tentar cantarolar junto. Depois com o tempo, tente visualizar mentalmente a letra como se ainda a tivesse em mãos.

2 – Crie seu próprio clipe

Faça dos versos uma história. Mesmo que não exista uma conexão próxima de cada frase ou estrofe, imagine ligações de cenas para cada uma delas como se fosse a trilha sonora do seu próprio filme. Quando for cantar deixe esse filme passar pela sua cabeça, isso também ajudará muito na interpretação da música.

3 – Escreva

Use lápis ou caneta, tanto faz. A questão é que escrevendo você se concentra em cada “desenho” da letra ajudando na memorização.  Pegue um caderno velho e escreva a letra várias vezes mas você deve escrever como na execução, repetindo o refrão e o retorno da música.  Comece copiando da letra original e depois tente escrever sem nenhuma “cola”por perto.

Agora a parte científica nisso:

Localização do Hipocampo

 

O processo, descoberto em 1973, sobre o qual as memórias duradouras seriam sustentadas foi provado recentemente, por meio de estudos com ratos.

As memórias duradouras ocorrem por meio da potenciação de longa duração (LTP) no hipocampo quando algumas conexões entre células nervosas (sinapses) são fortalecidas por longo tempo.

“A estrutura do cérebro que está ligada à memória e ao aprendizado é o hipocampo. É nele que são associadas as informações de uma memória. Segundo o professor Iván Izquierdo, as memórias são basicamente associações. Quando nos lembramos de um evento importante, conectamos o que sentimos, vimos e ouvimos no momento para que a lembrança seja fortalecida. Uma informação isolada dificilmente fica gravada em nossa memória.”


Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

3 Comments

  1. Muito bom adorei :D ajudou muito mano XD

  2. ola gostei muito do seu site boas dicas queria muito investir mais no meu canto adoro cantar sou um pouco timida perante o palco e acabo esquecendo a algumas frase da musica e muito ruim mais estou tentando ser melhor bjs

Trackbacks for this post

  1. [...] Como decorar letras de música [...]

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*