Aquecimento vocal

Aquecimento

Voz aquecidas não que dizer que sua garganta ou cordas vocais estão quentes. O aquecimento serve para eliminar secreções e fragmentos de comida que não saíram mesmo após higiene e “acordar” a musculatura que será exigida na apresentação.

Segue abaixo alguns exemplos de exercícios para aquecimento vocal, faça-os em pé, não repita mais do que 10 vezes:

– Relaxamento de cabeça e pescoço:

Exercício 1:

• Movimente a cabeça lentamente para cima e para baixo, como em um “sim” alongado, trabalhando apenas com o peso da cabeça. Para frente indo com o queixo até o peito (se for confortável, pois o importante é trabalhar apenas com o peso da cabeça) e para trás com a nuca “nas costas” (mantenha o queixo solto, pois a boca abrirá um pouco quando você estiver colocando a cabeça para trás).

Exercício 2:

• Movimente a cabeça lentamente para o lado e para o outro, como em um “não” alongado na direção de um ao outro sem forçar muito. Lembrando que deve ser feito de maneira confortável respeitando seus limites.

Exercício 3:

• Gire a cabeça lentamente, para o lado e para o outro, usando apenas o seu peso. Comece com o queixo próximo ao peito, igual ao exercício do “sim”, e como se fosse encostar a bochecha no peito comece a subir na direção do ombro (do lado que preferir) quando estiver com o queixo na altura do ombro, deixe lentamente a cabeça cair para trás, mantenha o movimento até subir pelo ombro no outro lado e desça com o queixo próximo ao ombro voltando para a posição inicial. Repita 5 vezes para um lado e 5 vezes para o outro.

– Rotação da língua no espaço entre os dentes e os lábios, 5 vezes para cada lado, como se estivesse limpando os dentes da frente.

– Com a boca fechada faça o som de “mmmmm”, sustentando uma nota confortável, mexa os lábios como se estivesse mastigando.

– Fazer “Trrrrrr” vibrando a língua, emitindo uma nota confortável de sua extensão ascendendo (em ligatto) até uma nota aguda de seu conforto no momento. Para se ter uma idéia é semelhante a aceleração de um carro. Lentamente vá da nota média para a aguda, pare e comece novamente.

– Fazer o mesmo exercício acima só que com “mmmm”.

Para o desaquecimento vocal: devem ser usados esses mesmos exercícios, sendo que os dois últimos devem ser feitos de forma descendente.

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

8 Comments

  1. adorei esses exercícios lembrei das minhas aulas de canto

  2. Parabéns pela matéria, é excelente e muito eficaz.

  3. Valew, otimo trabalho, bastante esclarecedor

  4. ABEL WINGLE 18 de março de 2011

    Muito legal! Gostei do seu trabalho me ajudou bastante, sou cantor e seus exercìcios
    estão me dando mais facilidade.
    Valeu Bruno.

  5. Author

    Obrigado, Aline ! Volte sempre. Abs

  6. Olá!
    Recentemente descobri que minha classificação vocal é soprano e então, busco informações sobre músicas, exercícios, cuidados e curiosidades com a voz. E quanto à esta matéria, está de parabéns. Sucesso.

  7. PUtz vlw pelas dicas , vou praticar todo dia .xdxdxd vlw msm

  8. Muito legall quero muito ser cantora e vou ver isso todu dia vou espalhar para a galera legal o trabalho de vcs