O canto polifônico ou Overtone throat singing

Atualmente viralizado na internet pela cantora Anna-Maria Hefele, o Overtone singing é um estilo de canto originado da manipulação das ressonâncias (ou formantes) para produzir uma melodia. também pode ser conhecido como “overtone chanting”, “harmonic singing” or “throat singing”. Para quem está avançado no conhecimento teórico do canto, para conseguir reproduzir essa técnica é necessária a manipulação melódica independente entre filtro e fonte e requer horas de estudo severo.

O canto “comum”, geralmente mantém a língua plana e o som fundamental é claramente audível. Para começar a cantar Overtone throat singing, os lados da língua são curvados para cima e segurar quase contra os dentes pré-molares superiores como se criasse um fechamento com céu da boca a toda sua volta permitindo uma pequena passagem para o ar.

Para experimentar tente cantar “errrr” com esse ajuste e mover a língua para a frente e para trás com a ponta da língua tocando o céu da boca. Este é o ponto de partida básico, porém desafio você a ouvir gravações de cantores que desenvolvem essa técnica e tentar imitar o que você ouve.

Um grande exemplo é o Kongar-ool Ondar, mestre do Tuvan throat singer:

Com o tempo, você irá perceber que o controle mais refinado da base da língua e da garganta permite amplificar e isolar cada tom harmônico desejado de forma mais eficaz do que apenas enfatizando língua ou vogal, dessa forma a ponta da língua não precisa se mover obrigatoriamente para mudar os harmônicos. O controle respiratório é muito importante para quem está desenvolvendo esse estilos pois requer uma sustentação prolongada da saída de ar.

O vídeo abaixo (em inglês) ilustra bem os passos descritos acima. Assista e aplique o que foi ensinado você irá se espantar com o resultado.

Quando já estiver dominando você pode praticar 7 estilos diferentes do Overtone Singing.

No vídeo abaixo, Alex Glenfield exemplifica esses estilos:

Bons estudos!

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

Ainda não há comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*