Como usar a voz a seu favor

como usar a voz

Pra começar voz não é fala. Fala é o som articulado. Voz é som, pode ser um gemido, grito, grunhido… A voz é a maior característica da emoção, não é atoa que é um dos elemento de análise do detector de mentiras. Quantas vezes no telefone você já “detectou” o estado emocional de uma pessoa mesmo ela negando? Também podemos ”detectar” sem nenhum aparelho apenas com nossa experiência de vida: o estado de espírito, a idade física, a maturidade, entre outras coisas…

Vozes fracas, por exemplo, doença, timidez, medo, insegurança, depressão ou simplesmente falta de interesse na conversa.

Vozes audíveis e vibrantes: saúde, alegria, disposição, bom humor.

Vozes “autoritárias”, imperativas, ou melhor, determinadas: liderança, decisão, ordem ou coragem.

Vozes mansas: tranqüilidade, paciência ou ponderação.

Veja que em apenas 4 características distintas da voz  já quase traçamos um perfil. Sendo um bom ouvinte e com sensibilidade para perceber essas variações  podemos identificar o perfil de uma pessoa em um bom papo. Isso serve pra tudo: entrevista de emprego, para paquerar, atuar, cantar e etc

O timbre da voz é único.

A constituição física, a musicalidade e as características emocionais definem o timbre do cantor. Independente do trabalho vocal está no “DNA” do cantor. Se ouvirmos gravações antigas de um cantor, o timbre é reconhecível, enquanto a qualidade vocal pode ter melhorado ou não. O professor de canto não pode sugerir com base em suas preferências estéticas, alterar o timbre do aluno. Deve-se fazer uma análise para encontrar o equilíbrio entre qualidade de emissão e o funcionamento ideal do mecanismo vocal, com base, sim, nas características do aluno.

Como manipular sua voz

A ferramenta mais poderosa para convencer uma pessoa é a sua voz, quando você tem o domínio e o controle da sua voz , você pode manipular (no bom sentindo) a percepção que as pessoas  tem sobre você ou o que você quer transmitir para elas (no caso da atuação ou canto).

3 dicas para aumentar o poder da sua voz.

1-Para ter o domínio da voz primeiro elimine as “bengalas” como: “tipo assim”, “entende”( no final de cada frase)e etc… ( pois existem milhares que não caberiam nesse post)
Passada essa etapa…

2-Demonstre emoção na sua voz, você deve  inflexionar, saber os “altos e baixos” de um discurso alterando o tom vocal. Isso mostra que você está “sentindo” a história sobre a qual estiver falando e irá passar maior veracidade das suas palavras.

3- Trabalhe a velocidade da sua fala e as pausas. Sabendo administrar você verá que a velocidade influi na compreenssão das palavras e a pausa dará o tom de mistério, estimulando o interesse ou o “eai?” do ouvinte.

Caso tenha muita dificuldade na articulação das palavras procure um  fonoauldiólogo.

Algumas vozes famosas, por suas vozes … é claro:

http://www.youtube.com/watch?v=EBG7dgamWLw

 

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

4 Comments

  1. nossa, muito legal a materia, parabens Bruno e muitooo engracado a entrevista da abc! =D As pessoas falam q eu tenho voz de apresentadora de programa infantil, preciso das uns improves aih pra falar com a voz mais firme, voz de adulta!!! aiaiaiai!

  2. Muito bom. De fato em cursos de liderança que eu ja fiz existem capitulos especificos para o tom de voz, a linguagem usada e outras coisas.

    A voz, ou se preferimos a palavra, é um intrumento fortissimo, as vezes um elo pacificador as vezes uma arma letal.

    Grandes abraços

    http://www.jotagebece.blogspot.com

Trackbacks for this post

  1. […] As mulheres e o banheiro Como usar a voz a seu favor Teste: Fruta com a sua personalidade Como o Papai Noel é chamado em outros […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Francesco, Isis Toffolo. Isis Toffolo said: Como usar a voz a seu favor: http://brunofrancesco.com.br/curiosidades/como-usar-a-voz-a-seu-favor/?doing_wp_cron #INTERESSANTE […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*