Já pulou o festival de Mardi Gras?

O festival de Mardi Gras, mais conhecido como Carnaval, é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O papa Gregório implantou, no século XI, a Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por 40 dias de jejum em que se deveria evitar sexo, carnes vermelhas e festas, período definido como Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por dar um empurrãozinho para todos fazerem o que “não devia” nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.  Se conclui então que, na sua origem, é mais um ato de desespero do que uma comemoração, afinal você vai ficar 40 longos dias sem  sexo, carnes vermelhas e festas. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão “carnis valles”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”, sendo que “carnis” do grego significa carne e “valles” significa prazeres.

O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

Mardi Gras ?

Em geral, o carnaval tem a duração de 3 dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados “gordos”, em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, que em francês significa Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.

Como se calcula a data do Carnaval

Acompanhe o raciocínio abaixo:

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da Páscoa e esta é calculada em função da lua cheia. A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de março. A Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa. A terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira do Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa. Domingo de Ramos é o que antecede o domingo da Páscoa, a Quaresma são os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos, a quinta-feira da Ascensão ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de Pentecostes vem 10 dias depois da Ascensão.

fontes: Valeu Google e Wikipédia.

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

Ainda não há comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*