Humor Institucional nas Mídias Sociais

Faz tempo que a publicidade tem o humor como aliado para conquistar a atenção dos consumidores. O seu uso se dá pelo fato de atrair a atenção do público para o que interessa, e pode reduzir drastricamente o tempo de absorção da mensagem, portanto é um recurso muito eficiente para transmitir uma mensagem em um curto espaço de tempo. Ele é um elemento presente na maioria das peças apresentadas em festivais de publicidade, mas na comunicação institucionais essa representação quase desaparece, afinal é hora de falar “sério”. A característica dominante da mensagem institucional é o tom sério, dramático ou trágico para persuadir e conscientizar o público-alvo.

Na comunicação persuasiva, o emissor será mais eficaz se utilizar em sua mensagem elementos que o receptor compartilha. As mídias sociais são terrenos férteis para memes, linguagem informal e frases feitas. A atenção é cada vez mais disputada e para chegar nesse público é preciso falar como eles, correto? Não exatamente, pois além de não ser uma unanimidade, toda piada requer sentido e contextualidade, principalmente para ter graça é preciso considerar períodos e culturas. Não se pode esquecer dos objetivos da comunicação de uma empresa e a imagem que deve ser transmitida para o público.

Aprendemos com o modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) que a publicidade deve estímular o público a se mover de forma condicionada ao ambiente de consumo. O humor chama atenção mas dependendo do produto pode não levar o receptor da mensagem para a ação desejada.  Ao compartilhar um conteúdo que foge aos padrões de imagem da empresa, o interesse pelo produto pode ser perdido.

Algumas dicas para utilização do humor em Mídias Sociais para empresas:

Defina seu estilo de humor
É muito importante definir o tom que será utilizado, não apenas para se diferenciar da concorrência, mas, também, para estabelecer padrões e limites para a equipe que trabalha no gerenciamento das Mídias Sociais.

Não se prenda a textos
A publicação de imagens, segundo pesquisas, é muito mais eficaz que outros formatos de conteúdo. É mais compartilhada e tem um grande potencial viral.

Use memes com moderação
O meme é um elemento de comunicação muito forte na internet. A utilização mostra que você está atento aos acontecimentos do ambiente digital e fala a mesma “língua” que seu público. Mas é preciso avaliar seu uso, analisar se ele se adequa a comunicação da empresa e não irá gerar um feedback negativo.  Evite saturar o público com o uso excessivo do mesmo meme.

Não entre em polêmicas
Evite desagradar algum determinado grupo que provavelmente é ou pode ser consumidor da sua marca.Piadas sobre times, racismo, orientação sexual, política já geraram muitos cenários de crise para empresas nas Mídias Sociais.

 

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Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

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