O que não pode faltar no site da sua banda

Image: ‘”Without music life would be a mistake.”‘ http://www.flickr.com/photos/28113499@N08/3692541145

Se você é um músico e/ou tem uma banda, o site é uma ferramenta de marketing valiosa. Seu site ajuda seus fãs, blogueiros, produtores e jornalistas a descobrir quem você é, como te encontrar, comprar ou baixar sua música, e contratar um show. É importante que o seu site atenda a curiosidade dos fãs e agentes dos meios de comunicação. Abaixo alguns elementos essenciais que todos os sites da banda deve ter:

1 – Conteúdo
O mais óbvio dos elementos mas talvez o pior administrado. Se você está gravando um disco poste as novidades sobre o que está acontecendo no estúdio, as parcerias, os músicos contratados. Quanto o álbum estiver pronto, inclua informações sobre quando ele saiu ou vai sair, a lista de faixas e capa. Se estiver à venda coloque os links das lojas onde ele está disponível.
Publique um calendário dos shows que os fãs possam ver quando e onde você está, quanto custa, e como podem comprar os ingressos. Mesmo que não tenha nada marcado reserve um espaço de destaque para que os contratantes saibam que as datas estão livres. Certifique-se de incluir links para o site local, as vendas de ingressos, outras bandas que estão jogando, e seu Evento no Facebook.

2 – Atualize sempre bio/release
Sua biografia é a sua oportunidade de contar a sua história. Assessoria de Imprensa, blogueiros e produtores utilizam muitas vezes a “Bio” para escrever seus textos, por isso é importante que ela esteja atual, interessante e informativa. Lembre que ela pode ser usada em uma matéria de site para promover seu próximo show ou seu disco.

3 – Informações de contato
Elas devem ficar visíveis desde o primeiro acesso ao site em qualquer das seções do site. Fixe no rodapé ou no header ou na barra lateral e-mail, telefone, mídias sociais.  Os visitantes ou potenciais contratantes esperam encontrar facilmente informação de contato  em seu site.
Uma dica para bandas independentes, que ainda não possuem capital para uma produtora e não querem ter seus telefones pessoais divulgados, é comprar um chip pré-pago e disponibilizar no site. Pode ser feito um rodízio entre os integrantes dividir a responsabilidade do atendimento.
4 -Fotos e Logos em Alta Resolução.
Para divulgar seu trabalho muitas vezes são necessários arquivos de imagem que possibilitem a flexibilidade para publicar em diferentes mídias on-line e off-line  e atendam diferentes formas de resolução sem perder a qualidade. Disponibilize fotos em alta resolução e Logomarca.

5 – Player de Música
Você deve fazer com que o visitante encontre facilmente e ouça suas músicas mas por favor nada de autoplay.  Ele pode estar em algum lugar onde ouvir música seja impróprio (trabalho, escola, biblioteca), apenas deixe o botão “Play” visível. 

6 – Integração com redes sociais
Seu site é a base principal da sua presença digital mas precisa ser compartilhada. Cada rede social tem linguagem e público exclusivos. É por isso que é importante integrar os recursos disponíveis de cada rede para amplificar o alcance do seu site.
Você também deve permitir que seus fãs compartilhem o conteúdo publicado em seu site com os amigos.

7 –  Newsletter.
Mesmo se você não está enviando regularmente um boletim informativo, está é uma excelente oportunidade para construir uma base de dados sobre seus fãs.  Newsletters são uma ótima maneira de atingir diretamente seus fãs e criar uma conexão mais pessoal com eles sobre novos lançamentos e shows. Recomendo que no mínimo as informações de nome, idade, sexo e cidade/estado sejam exigidas no cadastro.

8 – Vídeos
Eles permitem que você capture a atenção do seu público com efeitos visuais. Agregam mais legitimidade e profissionalismo ao seu conteúdo. Os fãs podem experimentar um pouco da sua performance ao vivo, e ter perspectiva mais pessoal sobre o seu trabalho.

9 – Google Analytics
Ideal para saber de onde seus fãs estão vindo e descobrir em que que cidades ou estados você pode sondar a produção de um show. O Google Analytics, dentre outras opções, é a ferramenta mais utilizada para fornecer essas informações. A análise do tráfego ajuda a medir o desempenho do seu site, orientar na produção de conteúdo e atender melhor seu público.

10 – Acessibilidade
Um site acessível deve ser construído para abrir em qualquer tipo de plataforma web, levando em consideração recursos técnicos e largura de banda, bem como a acessibilidade  para deficientes visuais e pessoas com deficiência motora.

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Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

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2 Comments

  1. Cara estou montando uma banda, eu já tenho o Guitarrista base,Baixista,Sampler,e a garota que vai cantar comigo. Mas ainda falta o baterista e o guitarrista solo. Vlw por me ajudar e ter ideias pra criar um site e talz pra minha banda!

  2. Olá,eu também estou pensando em juntar a minha galera e formar uma banda *.* mas sei que tenho um longo caminho até lá…seu post me ajudou em muitas táticas hahaha

    Bem,eu gostaria de deixar aqui endereços nos quais há músicas muito legais de um grande cantor (Alex Band-The Calling):

    http://itunes.apple.com/br/album/after-the-storm-ep/id529563958
    http://www.killertracks.com/#/en/browse/browsed-results.aspx?SelectedCDId=8199
    http://www.alexband.net/

    Muito obrigada por tudo! 😉

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