Teatro de Epidauro: uma acústica imperdível

Teatro de Epidauro - Visão Aérea

Visão aérea

Imagine fazer um show para 14 mil pessoas (!) e não precisar de amplificadores, microfone e P.A para ser ouvido. Se hoje já é difícil… Imagine a mais de 2.000 anos atrás!

Teatro de Epidauro - Google Maps

Localização pelo Google Maps

Localizado na região do Peloponeso na Grécia, o teatro de Epidauro (latim: Epidaurus) sobrevive ao tempo. Foi construído no século IV a.C, o teatro possui uma acústica considerada perfeita para a época pois reproduzia de forma precisa e audível as vozes dos atores em qualquer lugar dentro dele. Um espectador sentado na última fileira podia ouvir tão bem quanto o que estivesse sentado na primeira fileira.

Segredo da acústica

Algumas hipóteses sobre suas excepcionais qualidades foram levantadas. Uns dizem que era o ângulo de do terreno, outros as máscaras dos atores, mas recentemente cientistas do Georgia Institute of Technology dizem que o segredo está nos assentos do teatro.

A superfície rugosa da pedra calcária que compõe os assentos criava um efeito de abafamento acústico similar aos usados hoje. As frequências de até 500 hertz eram“abafadas”, enquanto as mais altas eram refletidas pelo material.

Conheça esse lugar imperdível

Agora que você já conhece #ficaadica para próxima viagem. Quem sabe você será o primeiro a marcar no Facebook Places a sua presença por lá. Deixo o link com algumas imagens do local: Imagens do Teatro

 

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

Ainda não há comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*