Como compor uma música

comporDe início alerto que não há formula mágica para composição, e, principalmente, para inspiração. Compor consiste, basicamente, em reunir elementos isolados, frutos de nossa experiência, que ordenados em determinados padrões resultam em uma peça única.

Compor, segundo muitos compositores, é antes de tudo transpiração. Não dá pra contar sempre com a inspiração, às vezes é preciso começar algo para ela surgir. Como se estivesse preparando o terreno, ela surgirá como um lampejo sem aviso. A espera pode ser longa ou curta, mas o importante é não desanimar.

O que vem primeiro, a música ou a letra? Nem uma coisa nem outra! Você deve pensar no tema da sua composição, no sentimento que irá transmitir. Assista a um filme, repare como a trilha sonora (sem serem as músicas que estarão no CD do filme ok?!), ou melhor, o fundo musical, ouça como as notas conduzem a sua percepção da cena. Isso acontece com a progressão de acordes da sua música, que dará a base da sua letra ou o inverso.

Algumas dicas para você compor melhor:

1- Leia poesia
2 – Estude os tipos de rima, de narração… (você aprendeu isso no colégio)
3 – Ouça música instrumental (Isso abrirá sua mente para novas harmonias e melodias)
4 – Estude progressões de acordes (procure no Google, no Youtube… existem várias lições)
5 – Trabalhe com motivos diferentes. Amor está em 90% das composições, pense em outros motivos.
6 – Mude a ordem dos acontecimentos do texto.
7 – Procure fazer parcerias. Isso lhe dará novos pontos de vista.
8 – Grave, sempre grave, não confie na sua memória.

 

 

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

93 Comments

  1. Nayra Brunna 1 de janeiro de 2014

    Quero agradecer muito pelas dicas, eu amo cantar minha voz é boa, só que não sei compor, mais creio que com essas dicas vou conseguir. Eu tenho 14 anos e canto deis de pequenina!
    Agradeço mais uma vez!
    bjs

  2. camila soares 18 de agosto de 2013

    Gostei

  3. eu tenho 14 anos adoro compor (em ingles) ja fiz muitas musicas legais desde os 6 anos e essas dicas me ajudaram muito e meu sonho é ser um grande cantor;
    e quem quiser posso ajudar a compor
    Meu email: Digokompier@hotmail.com

  4. eu tenho uma banda chamada rock girls e todo mundo já compos sua propia musica menos eu o que eu faço

  5. Nedson Costa 17 de julho de 2013

    Cara eu tenho muita deficuldade na hora de criar melodias e de harmoniza-la, o que posso fazer pra acabar com isso amigo?

  6. eu vou fazer sucesso com essas dicas e compor musicas bem legais

  7. romeu MCribeiro 18 de novembro de 2012

    caramba eu só tenho 13 anos e sempre fui apaixonado pela musica acho qui é um sonho que abre as mais lindas portas meu nome é MCribeiro

  8. francieli matuoka 2 de novembro de 2012

    Tenho 17 anos e amo compor, amo musica, como eu mesma digo é umas das melhores terapias que eu tenho exatamente por ser uma coisa que eu amo dmais fazer…amo amo amo compor..musica é umas das coisas que pretendo usar na minha vida… A musica é como ar pra mim não consigo viver sem.

  9. Alexander Magnus 26 de julho de 2012

    É frustrante!
    Consigo escrever sonetos, poemas,mas não consigo fazer uma música…

  10. Me ajudou muito. eu sou evangelica e to tentando criar uma musica pro meu ministerio de louvor… To quase terminando. Muito bom…

  11. Nossa, muito legal. Vai me ajudar muito.
    Eu tenho muita facilidade para compor musicas, mais eu não tenho muita esperiência. Eu procurei em vários sites e pá, esse foi o q me ajudou mais .

  12. Poderia me ajudar? D:

  13. Eu componho des dos 10 anos de idade(eu tenho 14 anos)e normalmente as minhas musicas são sobre amor e bem no estilo pop ou sertanejo eu agradeço a deus por te mi dado esse dom

  14. Foi de grande ajuda pois as inspirações vinham porém,
    eu não conseguia fazer o ritmo para as letras
    agora estou compondo a três meses :) valeu!!!!!

  15. nossa legal essa sua dica,tenho 15 anos mais não sei compor musica sou uma otima cantora tenho voz afinada consigo memorisar bem as musicas mais eu queria fazer minhas proprias musicas sei que e dificil mais eu sei que tenho capasidade pra isso so n sei utiliza-la
    Me ajude por favor

  16. cara, gosto muito de cantar, mas gosto mesmo é de escrever canções, como eu sonho em ver minhas musicas cantadas pelos cantores que eu admiro, mas é apenas um somho, gosto muito de escrever e o grande barato é que vem assim do nada, você pode ser ate mesmo o maior burrão não ter nenhum tipo de cultura, mas a inspiração vem e quando você ve já esta pronto uma musica, gostei muito das suas dicas, sem perceber é assim mesmo do jeitinho que você falou.

  17. Ei galera, realmente compor uma musica é algo sem valor estimado, porque é algo que não controlamos, mais sim que vem na hora que menos esperamos… Comecei com poemas, me interessei por instrumentos, hoje toco violão… E brincando de escrever hoje tenho 330 músicas registradas graças a Deus :)

  18. Rhaí Ramos 8 de outubro de 2011

    Olha só,tenho uma banda que formei a poucos meses,coisa de amigos,se vc quiser mandar alguma letra pra mim com o seu nome,eu vou gostar muito,agente atualmente toca toda noite em um restaurante aqui do Recife,tocamos estilos musicais mais lentos,por exemplo,MPB,Bossa nova,Rock alternativo,sempre optamos por composições românticas,não que não goste de outras,então se vc manda uma letra de música nós podemos grava-la pra vc e colocar seu nome como compositor(obvio,já que foi uma letra sua),vamos adorar muito e a nossa banda se chama THE BUMS!

  19. Raul de Souza 4 de outubro de 2011

    Gente, música não tem nada a ver com poesia ou com letra. Música é só a melodia, aquela que dá pra assobiar. Letra é um complemento da melodia, que permite a vc sair do assobio.
    As melodias (sequência de notas sem letra) vem com maior qualidade quando estamos OCIOSOS E DESCANSADOS. Fazer música cansado ou para combinar com um poema ou uma letra, sai… mas sai mais uma das milhões que vão morrer junto com o dono. Só com muita sorte se tromba com uma sequência inédita.
    As músicas mais lindas (e famosas) surgiam na cabeça de músicos talentosos, ociosos, descansados, drogados e que conseguiram registrar a sequência.
    Eu sempre dormi com um gravador do meu lado. Como não tinha ninguém para me ajudar na letra e no arranjo, eu mesmo fiz tudo num Porta Studio Taskan. Pus o rítmo, base, baixo, solo, primeira, segunda e terceira vozes ou back vocals e muitos anos depois consegui lançar essas músicas que tiveram seu nicho no mercado americano. Não rendeu muito mas vivo tranquilo eu NY.

  20. caraca to gamado ne uma menina sera que eu consigo compor uma musica pra ela em 1 semana ???

  21. Tenho 18 anos e componho desde os 14… Tenho super facilidade de escrever, as vezes nem preciso esta triste ou feliz, se eu tiver um papel e uma caneta as ideias fluem.. não posso ver um papel em branco. Comecei escrevendo poesia e comecei a notar que as rimas de algumas dariam canções… Mas tenho dificuldade na construção da melodia..
    Vou seguir tuas dicas, valeu!

  22. RIZINHO M.LEEKI 20 de setembro de 2011

    EU GOSTO DE COMPOR EU PEGO MEU VIOLÃO E PRIMERO EU PENSO NA LETRA E DEPOIS EU FAÇO A MELODIA DE ACORDO COM A LETRA ……………………………………..PRA ISSO VC TEM QUE TER O DON DE COMPOR MUSICAS

  23. comecei a compor com 12 anos eu estava apenas brincando com minha irmã e na brincadeira tinha mos que inventar uma musica quando derrepente minha musica saiu tão bonitinha que gostei, depois disso comecei a compor isso pra mim na época era apenas brincadeira agora tenho 17 anos e tenho mais de 30 composições minhas, sou muito grato a Deus por esse dom e sonho em um dia em poder cantar cada uma delas.

  24. foi legal a dica,não tinha pesado nisso vou segui tudo isso. eu já escrevi duas musicas e não pensei em ler poemas, melodias de outras musicas eu gosto de musica agitadas mas como é um pouco dificil de compor só consigo musica romãnticas a minha primeira musica foi quando eu estava fazendo lição de casa e meu pai estava ouvindo musica e eu tava no quarto e ele na sala ouvindo rap e depois disso eu comecei escrevendo quando eu fui ver já acabei ate que não é tão dificil assim né tchal ate a procima essa é uma dica legal essa minha não é tá tchau,tchau!!!!!!!!!!! 1000 beijinhos

  25. Eu amo música, eu canto e toco violão, mas na hora de compor as música, eu só consigo ter inspiraçâo para um estilo de canção , não consigo compor canções românticas ou até mesmo de outros temas.

  26. everson lucas 15 de agosto de 2011

    cara isso ajuda mesmo, se prepare pra ver um grande cantor no futuro ,não sei que ano, nem meses,nem dia so sei que vou ficar muito e muito famosoo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

  27. Priscila Moura 9 de agosto de 2011

    Eu tenho a mente aberta pra tudo, sou muito observadora, tenho 18 anos e Componho musicas :)
    isso me da uma certa calma, me tranquiliza! Eu amo, amo muito compor <3
    e oque voce falou é a verdade sem mascaras, poxa vem assim, sem voce ao menos perceber!
    Derrepente voce começa na sua mente,e começa a colocar no papel é um momento tão Unico , que ja ate fiz uma musica sobre esse sentimento! é uma coiisa que vem de dentro pra fora ” os sentimentos guardados”, ” as lagrimas reprimidas” é tudo oque voce pensar, em que voce imaginar voce dentro, se voce quer fazer uma musica sobre Amor voce tem que imaginar se por em cada uma das palavras, é viver aquilo oque voce ta escrevendo ! Bom é só isso :)

  28. Bruno Sussai 12 de julho de 2011

    Nossa eu sonho em ser um cantor, todas as pessoas gostam da minha voz, eu tento mas não sei por onde começar, e o que devo fazer, diante disso, espero que de tudo certo e vo até o fim, vo compor musicas e começar a cantar e nunca desistir!

  29. componho musicas muito bem elaboradas. mas so quando to inspirado em algo ja compus umas 20 todas que eu acho que fariam um grande sucesso. mas sou timido, a inspiraçao realmente nao da pra saber quando ela vem nem da pra forçar ela vir

  30. Rhaí Ramos 12 de junho de 2011

    tenho 14 anos e comecei a pouco tempo a compor.Eu pegava numa folha e procurava alguma coisa pra fazer,só não sabia o que era.No dia em que eu escrevi a minha primeira poesia,eu resolvi tentar uma música,e consegui.A primeira música que eu compus se chama “i don’t understand”,é uma letra em inglês e significa”eu não entendo”,em português.depois dessa veio algumas outras.eu acho que tenho umas 5 composições próprias.Espero que continue com esse dom e agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de me expressar por intermédio da música.beijos e logo-logo mandarei letras para vocês.

  31. rafafael lima 21 de maio de 2011

    nossa que legal

  32. acydalia moreira 18 de maio de 2011

    Faço músicas (sambas,sertanejas, tango, etc.. Cada rítimo, dependendo do tamanho da letra,40 segundos. Faço a primeira música, logo a seguir vou criando…, faço várias. É um dom que eu tenho.E´difícil acreditar mais é verdade. Componho sem a letra também.
    Dizem que é muito difícil encontrar pessoas com êsse dom.
    Alguma idéia para mostrar este meu dom, me mandem email, por favor.

  33. Minha nossa!!! Tenho uma facilidade muito grande pra compor, e realmente é halgo que chega sem você esperar, meu grande problema é a preguiça de no mesmo momento notar tudo oque estou sentindo.

  34. santim roberto cardoso 7 de maio de 2011

    gostaria de parceria com alguem para composiçao musical, estilo sertanejo moderno

  35. Quero compôr,más não consigo,preciso de ajuda,de forma que as palavras estejam sempre casando com a rima,contando uma história,tendo começo e fim,na verdade não consigo compôr. Estou muito feliz,por ter encontrado pessoas que si importa com as outras querendo ajudár eu vos agradeço,um abraço de Beto…………………………………………………………………………………

  36. Raphael Limeira Zocoler 12 de abril de 2011

    Eu tenho 17 anos e toco mais ou menos violão
    Mais tenho mais de 20 canções compostas e com melodia
    Meus pais pedem pra eu vender mais não quero porque meu grande sonho é ter uma dupla
    Procuro um parceiro
    Vo começar a fazer aula de canto agora e toco violão a 4 anos
    Quem se interessar pra fazer alguma parceria add no msn
    raphaelzocoler@hotmail.com

  37. Bruno César 19 de março de 2011

    Olá, me chamo, Bruno César, e estou criando uma banda de 4 vocalistas, certo, vou gravar um cd lgo lgo,e preciso de mais uma musica p/ poder completar o cd, alguém poderia, fazer agmas frases de amor para mim e mandar p/ o e-mail : bruninholanza@hotmail.com ??
    Muito Obrigado pela a Atenção.

    lgo lgo, divulgarei o nome da banda… Obs: estamos sem o nome da banda, e faltando uma musica pra completar o nosso primeirissimo cd
    vlw
    espero ke gostem do cd

  38. bruno eu fiz uma olha se fikou legal
    simplesmente
    tenho muitas coisas para te fala mas so tenho um minuto pra dizer o que eu sinto
    so vou te dizer simplesmente assim
    REFRAO
    te qro,te qro do meu lado eu te amo te amo para sempre(2x)

    eu ja te falei q eu te amo ja te falei q eu te qro
    agora me siz oq sente por mim é sim ou naum ou sim ou sim?
    REFRAO

  39. tenho várias letras de músicas, mas as pessoas dizem que naõ devo mostrar a ninquém antes de regilstrar, mas não sei lcomo é isso, nem mpor onde começar, procuro um compositor que queira fazer parceria comigo e eu aprender com ele , algumas já coloquei melodias, o meu sonho é ver as pessoas cantando o que escrevo, sou fã de Fátima Leão. espero resposta

  40. maria ivoni da silva pinto 27 de fevereiro de 2011

    tbém procuro alguém para fazer parcria comigo aguardo respostas

  41. Ooi, td bom? Então eu to procurando alguém pra compor comigo, tá interessado? Se tiver, add meu msn: carlos_paranhos@hotmail.com

  42. alam ferreira 15 de janeiro de 2011

    sempre q tento compor uma musica eu nao consigo fica muito meloso cheio de er paixao fica doce demais como fazer uma musica sem ficar meloso mais forte q faz o ouvidor gostar da letra como a do gustavo lima

  43. JOSÉ WIGBERTO MARTINS VALIENTE 14 de janeiro de 2011

    SOU MÚSICO A MUITO TEMPO TENHO 30 ANOS ,SOU VOCALISTA DE UMA BANDA E TOCO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL INTEIRO,TOCO CASAMENTOS,FORMATURAS,BAILES E SHOWS,TAMBÉM TOCO VIOLÃO ,TODO MUNDO FALA QUE EU CANTO BEM ,MAIS NA HORA DE COMPOR EU NÃO CONSIGO COMPOR MÚSICAS BOAS…COMO EU FAÇO ..TENHO ATÉ PROGRAMA DE ESTUDIO NA MINHA CASA MAIS NÃO CONSIGO FAZER MÚSICAS BOAS…….

  44. eu quero muito fazer uma banda de rock,mais não tenho ideia para fazer uma musica legal…

  45. eu compus uma musica com as minhas amigas o nome dela e ok nos terminamos essa musica nos escrevemos um monte de musicas e precisamos de uma gravadora como a gente faz

  46. cara eu ja escrevi cada musica maça so que eu preciso so que alguem veja o meu trabalho porque eu acho que mando bem nisso valeu

  47. Eu tenho facilidade em compor. Tenho 13 anos e componho há 7 meses (há 7 meses comecei a criar músicas melhores) já escrevi 83 músicas. E tenho um problema não sei escrever as notas músicais e tive ótimas ideias. Como posso fazer isso e tambem poder as ler? Bjão.

  48. Minhas inspiraçoes sao sempre a lua e nunca encontro outra e isso me irrita ,um dia eu quase rasguei um caderno..rsrsrs.O que eu faço?

  49. Author

    Cara tem um chamado Mundo dos Playbacks. abs

  50. Author

    Fala a Gustavo! Uma dica para encontrar o ritmo é ouvir as músicas que você gosta e ver qual ritmo se encaixaria melhor na sua composição. abs

  51. para compor musicas tem q ler muito livro de poema,eu so consegui compor duas em dois dias,mais naum achei o ritmo dela

  52. Ops Falei errado! Eu compus umas musicas mais não consigo po elas no ritímo bruno me de uma DICA???

  53. Nossa mt legal essas dicas ai :D já consegui até fazer uma música tentando O.o supernatural + resolveee :D

  54. Bruno, preciso de play black da musica vc tem algum site ai???

  55. Legal seu post, eu escrevi um post esses dias que da dicas para fazer uma musica no violão falando sobre melodia, ritmo e tal, quem quizer conferir:

    http://comofazerumamusica.blogspot.com/2010/10/dicas-para-fazer-uma-musica.html

  56. elanne veiga 6 de outubro de 2010

    bruno sabemos que nem todo mundo tem o talento para cantar, caso consiga compor uma musica poderia ganhar algum dinheiro com ela? como?me responda por favor.

  57. Olá pessoal! Tenho algumas músicas que compuz tanto letra quanto melodia. Geralmente para compor uma música precisamos de paz interior e silêncio absoluto, pois é preciso ouvir a música que surge dentro de nós, por isso qualquer ruído externo deve ser evitado. Por isso sempre componho de madrugada, momento em que o mundo parece dormir. A música fica mais fácil de ser criada quando determinamos sobre qual assunto queremos expressar através dela. Geralmente as músicas são verdadeiros poemas cantados. Se soubermos rimar já será um grande passo . Outro ponto importante é amadurecer a idéia de que a letra será alterada várias vezes, palavras serão trocadas ou substituídas até que haja harmonia ao ser cantada. A melodia precisa encaixar na letra e vice-versa. Grave tudo o que você inventar para não correr o risco de esquecer a melodia ou a letra. Escreva e cifre-a. Toque sua música e cante-a várias vezes e vá descobrindo o gosto de apreciá-la. …… Bom, o que posso dizer é que a alegria e a emoção de ouvir outras pessoas cantarem o que eu compus a anos atrás, tras uma sensação inesplicável. Tente você também. Precisamos de pessoas que invistam na boa música e que possam mostrar o seu talento e levar alguma mensagem saudável ao mundo através dela. Forte abraço.

  58. Eu tenho uma facilidade imensa pra compor, o difíciu é começar, depois vou embora compondo! umas mas mais lindas de minhas musicas tem por título -A procura. abraço galera vou compor mais.

  59. Sabe que você diz que as músicas, 90% são de amor, mas as minhas são apenas 1%. Tenho uma música que fala de amor, que recebi inspirações especiais naquela hora, e veio em minha mente. Escrevo, tudo o que sinto, já que não falo de minhas emoções para ninguém além de de minhas músicas. Tenho maior afinidade com letras que eu me identifico, por isso escrevo sobre meus sentimentos nela. Acho que as outras pessoas também acham isso. Escrevo sobre alegria, tristeza, e avisos. Eu amo!

  60. Na verdade a musica q eu compus são os acordes da musica levo comigo mas com letras diferentes

  61. Oi, eu já tinha visto tudo aki e já compus a letra e estou tentando as notas na guitarra mas ta difícil pq é um tipo de rock e eu ñ sei quais notas são legais, eu gosto dessa musica na guitarra q no primeiro e segundo verso vai com voz de violão e em partes do 1 e 2 verso com o som da guitarra com tipo mais rock e o refrão inteiro na guitarra com o som de rock pesado será q fica legal???
    ñ da pra falar as notas mas eu acho q é fá maior re com7ma dó sol mi sustenido maior, menor tbm e ré mas ñ tá na sequencia então será q fica legal???

  62. para se compor uma musica,voce precisa de inspiração.use o amor a raiva,e outos tipos de coisas isso pode ajudar eu acho

  63. elaine cristina dos santos 26 de julho de 2010

    Bom, queo compor uma música, mais não estou conseguindo, sempre quando tento compor algo, pego o ritmo de outras músicas, e a maioria das palavras que eu coloco não combinam, como posso compor uma música, com sentido, com um ritmo legal e diferente, e com palavras que combinem, e uma letra bem legal?!

  64. elaine cristina dos santos 26 de julho de 2010

    Bom, queo compor uma música, mais não estou conseguindo, sempre quando tento compor algo, pego o ritmo de outras músicas, e a maioria das palavras que eu coloco não combinam, como posso compor uma música, com sentido, com um ritmo legal e diferente, e com palavras que combinem, e uma letra bem legal?!

    Read more: Bruno Francesco – Como compor uma música http://brunofrancesco.com.br/papo-de-estudio/como-compor-uma-musica/#ixzz0uoH1STFg
    Under Creative Commons License: Attribution

  65. 1: pra compor uma musica vc precisa de inspiracao.
    2: vc precisa de treinar a sonorizacao, como por exemplo treinar as suas cordas vocais.
    Isso nao e uma tarefa facil mas com forca de vontade se xega la.
    Porque muitos cantores pra xegarem onde estao hoje, foi preciso muita inspiracao,imaginacao e ir a luta porque nem toda musica agrada os ovintes.
    Porisso nao desista nunca.
    Bjs e um forte abrasso!!!!!

  66. eu conpus uma musica so que nao sei toca

  67. ola! preciso compor uma musica junina, o que faço ?

  68. Quando estou sozinho eu tento
    juntar os poemas que eu leio mais assim eu
    modifico para que não fique igual ao poema , e uso a minha inspiração para tentar compor
    alguma coisa ,tento usar as coisas que acontece no meu contidiano as coisas que me deixão triste ou feliz coisas que não me deixa esquecer ,
    e uso minhas emoções para que saia uma muisa muito legal

    por em quanto tenho só uma musica
    mais eu vo melhorar .

    falou. abraços
    parabens para voçês

  69. Author

    Olá Juliana! Sim é necessário ajuda muito a dar um grande salto nas habilidades músicais. Principalmente a voz para utilizá-la corretamente. Você pode aprender alguns acordes sozinha, mas com um bom professor vc pode aprender bem mais rápido. um abraço

  70. Author

    boas dicas! um abraço

  71. Author

    Antonio, deixe um contato pro pessoal que visita o blog ! um email, o link do orkut, MSN , ok?! um abraço

  72. Author

    Olá,
    É uma questão de tentativa, observação e estudo. Você precisa procurar suas influências músicais, identificar a linguagem musical utilizadas (melodia, sequência de acordes..por exemplo) e estudar métricas musicais e rima. E desenvolver sozinha a sua interpretação sobre determinado estilo com base em seus pontos músicais mais fortes(oque vc faz melhor) e suas emoções. Espero que tenha dado um caminho. um abraço

  73. Oi…queria tanto compor uma letra mas nao entendo nada.me ajudem pls

  74. antonio marques penha 31 de maio de 2010

    querro destinar minhas letras , meus sambas a bandaa e ou vocalistas que queiram gravar,tenho sete anos que componho ,quem interessa comunique-se comigo

  75. Pessoal, a musica é matemática pura, por tanto, para fazer uma musica para uma letra, devemos primeiro decompor a letra em compassos com duração definida (tipo 4X4, 2X4 etc..), definindo assim o rítimo. A melodia deve ser elaborada através do sentimento de quem a escreve, porém respeitando o rítimo. Para decompor a letra, devemos seguir o conceito de separação silábica, acrescentando valores ou notas musicais a estas sílabas, ou seja, cada sílaba recebe um valor de tempo dentro do compasso, podendo ser uma nota musical ou várias notas musicais.

    Para um compositor que deseja compor letra e musica é muito importante o conhecimento da teoria musical, porque devemos seguir certos cliches harmonicos indispensávéis para uma música ter sentido para quem a escuta.

    Sugiro um livro chamado Harmonia e Improvisação do Almir chediak (Na Web tem).

    Um Grande abraço a todos

  76. vlw isso mim ajudou muito

  77. ola eu quero saber com compor uma musica , esse é o meu sonho , mais o problemo é q eu não concigo nunca fis nada q rima e eu quero faser uma dia se DEUS quiser

  78. eu quero compor uma musica mais nao consigu tadas eu tento tento mais nao sai nada eu

  79. olá,eu li o trexo acima, porém eu ainda estou com algumas duvidas,eu sei ingles também falo razoavelmente,mas meu sonho é ser cantora,eu to compondo musicas em ingles,elas ja estão até prontas ja estar tudo rimando,certo!,mas o q me deixa mais preucupada é q eu ñ consigo gravar minhas musicas,e elas também ñ tem ritmo.na verdade eu queria saber como faço para colocar as notas musicais,o ritmo entende,esta muito complicado para mim eu sei q eu tenho o potencial para cantar,e para ser uma cantora tenho 14 anos…mas não consigo encontrar também alguém q possa me ajudar,me influenciar para a carreira,e também,todas as musicas que compus,eu quero que sejam de estilo pop,sabe?!mas queria te perguntar se é realmente necessário fazer aula de musica?ou se eu conseguiria aprender estas notas musicais em casa mesmo?e se precisaria também fazer aula de canto para educar mais a voz?aguardo respostas ta me ajuda por favor ,deime uma resposta concreta e direta..a verdade.

  80. Mracos Paulo 24 de abril de 2010

    Olá eu nao entendi uma coisa, tipo eu ja escrevi uma musica(sobre uma garota chamada britney, ela é a própria Britney) mas ja escrevi e agora como faço a melodia eu faço no ritmo? ou como ajude-me!!!

  81. juliette cristina 19 de abril de 2010

    [red]olha gostaria de uma opinião!tenho uma grande facilidade em compor,fazer,fazer rima,más mesmo assim temos que melhorar ah cada dia..porém sou capaz de compor25musicas em apenas um dia..preciso primeiramente registrar alguma delas estou com 370 compostas varios estilos..amo de paixão mazinho quevedo.porém meu desejo é progredir a cada dia na musica raiz..más o caso é como saber se elas podem progredir,somente depois de está tocando nas radio?preciso de apoio,sei que no meio delas com certeza alguma hira agradar os ouvintes, mas o caso é ao registra-las em um clube de compositor elas vão realmente ser divulgada por mim?..não quero cair numa roubada..me ajudem um abraço..aguardo respostas

  82. eu danço e imito michael jackson. mas quero cantar minhas musicas inspirado no estilo dle.mas so q minha popria criaçao.
    billie jean is not my lover…. kkkkkkkkk.

  83. O Ritmo fica ao seu gosto. Não há fórmula secreta para isso, pois depende de sua bagagem musical e suas influências. Veja que por ai há várias versões da mesma música em ritmos diferentes. Se são boas ou não varia do gosto musical de cada um.

  84. Cara eu escrevo coisas do coração só gostaria de saber que ritmo posso usar.
    A são coisas que passaram em minha vida e que não esqueço.

  85. A minha preocupação é no momento com o ritmo. Eu não sei qual ritmo seria melhor para a letra. Queria saber como faz ou se inventa um ritmo pra minha letra.

  86. Gabriel Henrique Pereira 30 de janeiro de 2010

    tenho 13 anos e quero formar uma banda
    mas para isso tenho que compor uma música como eu faço isso

  87. tambem estou querendo compor uma musica e num consigo mais isso que o Bruno Fracesco disse ja me ajudou mais ainda estou com uma certa dificuldade pq a musica q eu quero compor é de ritmo pop o que eu faço???????

  88. Eu as vezes eu me preocupo no terminar da musica eu não sei se ficou bom ou não,
    Ai eu chamo meu tio para saber do ponto de vista dele ele também toca violão .
    Meu sonho é ser cantor,tenho apenas 15anos de idade e vtoco violão.

  89. Bom, queo compor uma música, mais não estou conseguindo, sempre quando tento compor algo, pego o ritmo de outras músicas, e a maioria das palavras que eu coloco não combinam, como posso compor uma música, com sentido, com um ritmo legal e diferente, e com palavras que combinem, e uma letra bem legal?!

  90. EU QUERO MUITO COMPOR UMA MUSICA MAS TODAS AS MUSICAS QUE TENTO FAZER NÃO COMBINA O QUE EU FAÇO PRA COMPOR MUSICAS BONITAS MIM DE PELO MENOS UMA RESPOSTA . COMO POSSO COMPOR UMA MUSICA BONITA?

  91. roma gonçalves vilela 2 de novembro de 2009

    eu toco +/- tenho algumas musicas minhas, eu mesmo as faço com letra melodia e harmonia
    ficando somente para o profissional dar o ponto final
    as misica são evangelicas

  92. Primeiramente oque deve ser priorizado é a qualidade, independente de você estar mostrando algo de diferente ou não.
    Você com certeza não estará mostrando algo de diferente baseando-se fielmente na composição de artistas famosos.

  93. Tenho facilidade em escrever a história (a poesia da música) meu forte é o sertanejo country e moda de viola. Não toco apenas escrevo. Minhas poesias TODAS SAO METRICAS, e com RIMAS. Não tenho voz para canto mas gostaria de ser cantor, gravar enfim… Eu pergunto o seguinte: minhas letras são inspiradas no batidão da viola na composição de artistas famosos. A história é inédita totalmente diferente na das quais eu inspiro. são centenas delas, todas no mesmo batidão da viola. eu imagino eu cantando respeitando o tempo e espaço das letras (dos versos), pergunto: tem como eu mostrar uma diferença ?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*