Entenda mais sobre headfone

Headfone ou fone de ouvido, um meio para se desligar do mundo ou para ouvir todos os detalhes de uma música… não há nada melhor! Também é a solução rápida para: ouvir sua música favorita no último volume sem incomodar ninguém (a não serem seus ouvidos!!!), substituir a música chata do vizinho por uma bem melhor entre outras coisas…etc…e etc…

Antes assim

Eram usados, por volta do ano de 1919, para comunicação via rádio, não tinham o conforto e design tão bons assim (rs). Atualmente, contamos com uma variedade bem maior de modelos (graças a Deus!!!) que oferecem mais conforto aos ouvidos.

Tipos de fone de ouvido:

Earbud : Hoje, mais popular que o outros, é encontrado com facilidade. Na maioria dos casos não oferece muita qualidade de sonora, devido ao seu encaixe  “frouxo” (fora de ângulo com o ouvido) que força o aumento do volume e perda dos graves.

Supra-auricular : Antes popular, acompanhado do Walkman( alguém ainda tem um?)possui diferentes tamanhos. As partes almofadas garantem o conforto. Mas é um “trambolho” para o uso na rua. Muito usado nos estúdios de gravação e por Dj’s, pois bloqueiam boa parte do som externos e reproduzem o som com maior fidelidade.

Intra-auriculares: Mais discreto que o anterior, tem um ajuste “perfeito” com o ouvido. Bloqueia quase que totalmente o som externo e por estar “dentro” da sua cabeça aproveita toda a acústica de seu crânio. Isso evita aumentar demasiadamente volume (se você quiser é claro!) e tem um bom aproveitamento dos sons graves. Por outro lado são os mais nocivos ou perigosos para saúde auditiva e até provocar infecções se não for limpo com freqüência.

Como escolher

O básico para qualquer leigo é analisar se o  fone de ouvido se encaixa confortavelmente e tenha uma aparência que agrade. Agora, técnicamente, segue algumas dicas para analisar as informações do fone que você comprou ou deseja comprar:

Hi-Fi (alta fidelidade): Se encontrar isso escrito na caixa do produto indica som de alta qualidade. O fone reproduzirá o som com a maior fidelidade possível ao som real minimizando os efeitos de ruídos e distorções.

Frequência: medida em Hertz, ou Hz, ou KHz. Aparecerá assim na caixa:  “Freqüência de resposta: 20 ~ 32.000 Hz”. A frequência mais baixa (20Hz) representa o Grave e a frequência mais alta (32.000 Hz) o agudo. Para você ter uma idéia o limite audível humano é de 20.000 Hz e  esse valor diminui com a idade. Para saber mais leia esse post: Natureza do Som.

Sensibilidade:  A capacidade de resposta que ele pode fornecer de acordo com a potência aplicada, no caso, do aparelho que ele está plugado. Quanto maior, melhor.

Potência máxima: Quanto maior, mais alto o som.

Impedância:  Quanto maior, menos você que mexer no botão de volume.

Distorção harmônica total (THD): é a medida de quanto vai distorcer um sinal.  Normalmente dada em porcentagem. Quanto menor, melhor.

Componentes: Se for feito com ímã de neodímio terá maior qualidade sonora e diminui o vazamento de som.

Existe um site (em inglês) com avaliações feitas por usuários que dá notas para os atributos dos fones vale conferir.

Saúde auditiva

Sons acima de 85 decibéis(dB) o ruído já pode causar lesões auditivas. Para ter uma noção aproximada alguns exemplos: cachorro latindo (80 dB), bebê chorando (60 dB), voz cochichada (40 dB) e folhas caindo (10 dB).

Uma pesquisa realizada pela Asha, ouviu vários usuários de fones de ouvido sendo 301 adolescentes e 1.000 adultos. 49% dos adolescentes disseram não apresentar nenhum sintoma de problemas auditivos, contra 63% dos adultos pesquisados. Mesmo assim, a pesquisa apontou alguns dos sintomas nos entrevistados:

– Aumentar o volume da TV ou do rádio (28% dos estudantes contra 26% dos adultos)
– Dizer “o que?” ou “ahm?” durante conversas normais (29% contra 21%)
– Escutar zumbidos ou campainhas (17% contra 12%).

Danos potenciais

“Mais alto e por mais tempo não é definitivamente a maneira correta de usar esses produtos”, disse a médica Brenda Lonsbury-Martin, chefe do departamento de Ciência e Pesquisa da Asha. “Eventualmente, isso se torna uma receita para a perda de audição induzida pelo barulho, o que é permanente.”

Recomendação sonora

Nível de ruído (dB) Tempo máximo de exposição diária permitida
85 – 8 horas
90 – 4 horas
95 – 2 horas
100 – 1 hora
105 – 30 minutos
110 – 15 minutos

(Fonte: Grupo de Pesquisa em Zumbido da FMUSP)

[lomadeewpro category=” keywords=’Fone de Ouvido, headfone’]

Alguns modelos interessantes:

Zipper Earphones – Mais informações

Zipper Earphones

Transformers Headphones Mais informações

Transformers Headphones

Steampunk Headset Mais informações

Steampunk Headset

Solar Powered Headphones Mais informações

Solar Powered Headphones

Pieces of Jewelry Earphones Mais informações

Pieces of Jewelry Earphones

Interlocking Earphones Mais informações

Interlocking Earphones
I’m Flying Headset Mais informações

I’m Flying Headset

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

7 Comments

  1. Adorei esse seu post, muito legal e explicativo.
    Vou colocar um link para ele no meu blog, achei ele muito bom :)

  2. Camila Augusta 4 de janeiro de 2010

    Adorei o post! O ultimo fone eh mto massa xD

  3. quero o de asas

  4. Caraaaaaaa, esse da asinha eh lindo *-*

  5. Obrigado! Legal o site vou conferir com calma depois. Um abraço e sucesso pra vcs tb!

Trackbacks for this post

  1. […] Eu tenho um vício muito grande por essas coisinhas que podem te deixar surdo, e aí achei esse blog com uma matéria muito legal sobre os headphones, para acessar click aqui. […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Alencar, ken takuno. ken takuno said: @Yudiota fones lokos: http://brunofrancesco.com.br/papo-de-estudio/entenda-mais-sobre-headfone/ […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*