Natureza do Som

O som é o deslocamento das moléculas do ar. Movimento causado pelo emissor do som cria as ondas sonoras. Elas se movem pelo ar. Tem formatos diferentes que criam alterações na pressão do ar quando escutamos. O número de ondulações por segundo é chamado de freqüência. A cada “crista” e “vala” da onda é dado um ciclo. As freqüências são mensuradas através do número de ciclos por segundos e a unidade usada chama-se Hertz (Hz) em homenagem ao cientista Heinrich Rudolf Hertz .

As freqüências de áudio variam de 20 a 20.000 ciclos por segundos , porque esses são os limites da audição humana.
Elas são divididas em três classes: BASS (grave), MIDRANGE (médio), TREBLE (agudo); os baixos se encontram entre 20 Hz até 200 Hz, os médios 200 Hz até 5 kHz e de 5 kHz para cima são os agudos.

Mas podemos subdividir essas classes em categorias menores para termos uma melhor sensação de cada categoria:

• LOWER BASS (de 20 Hz até 80 Hz). Nessa faixa estão as mais graves notas musicais. A ressonância de uma sala e os ruídos de Ar Condicionado.

• UPPER BASS (de 80 Hz até 200 Hz). Cobre os agudos dos baixos, ou os baixos dos instrumentos como guitarra. A maioria de energia de sessão do ritmo está nessa faixa. Se você retirar essa faixa de freqüência de uma música, ela irá perder a sua força e ninguém terá vontade de dançar.

• LOWER MIDRANGE (de 200 Hz até 2,5kHz). Um monte de ritmo e acompanhamento está aí. Normalmente as guitarras e etc.

• MIDDLE MIDRANGE ( 2,5 Hz até 5 KHz). Onde você encontra os violinos, as partes agudas de guitarra, o solo do piano. Uma música sem uma boa resposta de LOW e MIDRANGE fica com o som de concha, sem punch

• UPPER MIDRANGE (5 KHz até 20 KHz). Existem poucas notas nessa área, exceto as mais agudas do piano e de alguns poucos instrumentos. Os harmônicos e sobretons estão nessa faixa. Aumentando essa parte do espectro consegue-se brilho, estridência, maior presença.

Matéria muito legal sobre ilusões sonoras: http://hypescience.com/mp3-ilusoes-sonoras-incriveis/
*Para ouvir os sons use a matéria original: http://listverse.com/2008/02/29/top-10-incredible-sound-illusions/

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

Ainda não há comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*