Drumloops com chicletes ?

chiclete

O sequenciador Bubblegum permite criar drumloops utilizando bolas coloridas. Ele gera eventos MIDI e pode ser usado como um dispositivo de entrada para controlar o áudio. Resumindo, música eletrônica feita à mão.

Image and video hosting by TinyPic

Como funciona:

Uma grade de furos, constituído por várias linhas com 16 buracos cada, onde serão colocadas as bolinhas. Cada cor é referência para uma amostra específica de som.

Como é feito:

Uma câmera de vídeo montada debaixo da superfície detecta a posição das bolinhas e envia para o computador. Ele analisa a imagem e gerencia o som e o tempo de cada nota.

Atualizações

Image and video hosting by TinyPic

Além das características originais mostrado no vídeo, foram implementadas mais algumas funções:

* Tempo tapping: Toque de três ou mais vezes em uma área sensível à pressão do lado do sequenciador para definir um novo ritmo para o ciclo de reprodução.

* Visual feedback: Uma linha de execução em LEDs para indicar a posição atual.

* Melody mode: Modo em que a posição vertical das bolas codifica o tom da amostra jogado. Para aumentar o intervalo, duas bolas podem ser combinadas, num total de sete diferentes possíveis notas na escala de blues.

* Voiceover mode: Permite a você gravar amostras de voz para cada cor no momento da reprodução. Pode gravar pressionando a barra de espaço e falando em um microfone.

O sequenciador Bubblegum é um projeto por Hannes Hesse, Andrew McDiarmid e Rosie Han. Foi concebido e criado no curso “Teoria e Prática de Tangible User Interfaces” na escola de Uc Berkeley da Informação no semestre de Outono de 2007.

Comentários

comments

Sobre o Autor

Bruno Francesco

Formado em Publicidade, MBA em Marketing Digital e Músico. Mantém as duas carreiras: publicitário e cantor.

Visit Website

Ainda não há comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*